Benefícios do tênis

Tênis é uma das atividades físicas mais completas, além de trazer uma série de benefícios para a saúde e para a mente, também é opção para quem quer entrar em forma.
Uma das principais vantagens do esporte é que, durante a aula ou o treino, o atleta trabalha todo o corpo. O tênis é uma atividade que possibilita elevado gasto calórico, ao mesmo tempo em que trabalha a força muscular. Portanto, além de auxiliar na perda de peso, para o tenista se locomover é necessário grande esforço das pernas, assim como do abdômen para sustentação e dos braços, ombros e costas para os movimentos com a raquete.

Melhora da massa muscular

Foi graças ao tênis que o estudante Gabriel Dias, 16 anos, conseguiu desenvolver músculos e transformar seu corpo: “Como nasci com problemas ortopédicos, sempre tive meus pés e gastrocnêmicos pouco desenvolvidos e muita dificuldade para ganhar massa muscular. Pratico o esporte desde os 10 anos e, desde então, ganhei músculos principalmente nas pernas, onde eu precisava, e também nos braços”. Ele também começou correr para ganhar mais resistência e a fazer musculação para garantir mais fortalecimento muscular.
O professor Marcos Santos explica que, apesar de o tênis ser considerado um exercício bastante completo, ele deve ser aliado a outras atividades para proporcionar melhores resultados para o corpo: “É importante que a pessoa concilie o tênis com a musculação para auxiliar no ganho de massa muscular, como também realizar alguma atividade aeróbica, como esteira ou bicicleta, para ajudar na resistência”.
Além disso, aliar alongamentos ajuda a prevenir lesões, aconselha o professor.

Aumento de gasto calórico

O tênis também é opção para quem quer perder peso. Segundo Marcos Santos, uma hora de treino pode queimar entre 200 e 600 calorias ou mais, dependendo da intensidade da aula ou do treino, o que tem motivado crianças, jovens e adultos a praticarem o esporte. Fazer uma dieta equilibrada e começar a jogar tênis tem sido efetivo para quem quer emagrecer alguns quilos em poucos meses.

Ganhos para a saúde

Além de ajudar a emagrecer e a desenvolver músculos, o tênis traz uma série de benefícios para a saúde. Segundo o professora Elaine Gibrail, o esporte melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz os riscos de ataque cardíaco e de outras doenças vasculares, ajuda na prevenção da osteoporose e auxilia no bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão.
Além disso, trata-se de uma atividade bastante intensa e que exige movimentos rápidos, melhorando a coordenação motora e os reflexos de quem a pratica.
E o melhor disso tudo é que qualquer pessoa pode praticar o esporte: “Não há contraindicações, qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar tênis, desde que respeitando os seus limites”, esclarece Elaine.
Mesmo assim, nesse esporte não tem moleza. É importante ter certo preparo físico, pois o tênis é um esporte de explosão, no qual se gasta muita energia. Após uma aula ou uma partida, geralmente bate um cansaço, mas o prazer é tanto que não se quer parar. Quando uma partida termina, a vontade é de jogar outra. Jogar tênis é um prazer!
“Realmente, me encontrei nesse esporte. Amo jogar tênis e não há nada melhor do que uma atividade que proporcione prazer, pois isso faz um bem enorme para meu corpo e para minha alma”, afirma Orlando Dias, fundador da Escola Dinho Tennis.