O tênis é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies de cimento, saibro ou grama. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede para a meia-quadra adversária, com ajuda de uma raquete.
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária do oponente, fazendo com que o ele não consiga devolver a bola antes do segundo toque no chão, ou que o adversário devolva para fora dos limites da outra meia-quadra e ou na rede.
O tênis possui aspectos de ataque (rebater a bola, dificultando a devolução do adversário), defesa (fazer a bola voltar profunda e ao centro, ganhar tempo para se reposicionar em quadra) e neutro (troca de bola com objetivo de construir uma estratégia).
O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em pontos, games e sets. Grosso modo, o ponto é quem vence o rali de troca de bolas, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo (que é o serviço ou saque). No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo aquele que atingir um número de sets pré-definido — geralmente quem vence 2 sets de uma melhor de 3 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos que é melhor de 5 sets.